(12)

(12)

(12)

Calibração de Equipamentos Hospitalares

Gostou? compartilhe!

A calibração de equipamentos hospitalares é um procedimento indispensável para os mais diversos instrumentos médicos usados diariamente por profissionais do setor. Sua função é analisar ou coletar todos os valores que definem cada equipamento para a elaboração de um relatório técnico que aponta as características relacionadas à performance e segurança dos instrumentos. Vale destacar que todas as atividades de calibração, independentemente do tipo de instrumento, devem seguir as diretrizes apontadas por normas técnicas, como, por exemplo:

um trabalho de calibração de equipamentos médicos não é uma decisão que deve ser tomada apenas pelo departamento de compras da instituição, Visto que envolve: A Corporação prestadora dos serviços, a Engenharia do Hospital, a Enfermagem, a Administrativa e a de Compras. Todos pesquisando um meio comum que é a segurança do paciente.

  • NBR 15943;
  • IEC 60601;
  • RDC Nº 02/2010;
  • NBR IEC 17025.

A regulação sobre a calibração de equipamentos hospitalares é de responsabilidade da RBC (Rede Brasileira de Calibração) e o INMETRO, incumbidos também de emitirem o certificado correlato que comprova a adequação da calibração de acordo com as principais exigências. Além de garantir o desempenho apropriado para os instrumentos hospitalares, a calibração fornece a segurança jurídica aos hospitais, clínicas e laboratórios em casos de eventuais incidentes relacionados ao uso desses aparelhos. A quantidade de instrumentos que exigem calibração de equipamentos hospitalares é muito grande, com destaque aos bisturis eletrônicos, balanças, centrífuga, desfibriladores, incubadoras, oxímetro, eletrocardiógrafo digital, entre outros. Visando sempre a proteção e segurança dos pacientes, os procedimentos de calibração devem ser realizados por empresas especializadas, que detenham todo o conhecimento técnico e profissionais qualificados, atuando de maneira precisa e adequada.

Procurando calibração de equipamentos hospitalares?

Ao escolher uma prestadora de serviço para a calibração de equipamentos hospitalares, o mais importante é não focar apenas na escolha da proposta mais atrativa em termos financeiros, isso porque o padrão de qualidade que o serviço demanda é extremamente relevante. Para saber mais, entre em contato com a ST Metrologia.