(12)

(12)

(12)

Manutenção Equipamento Hospitalar

A manutenção equipamento hospitalar auxilia diretamente no atendimento pontual e obtenção de diagnósticos precisos nos ambientes clínicos. Para realizá-la, é importante contar com técnicos gabaritados e especializados em engenharia hospitalar, que vão realizar testes e calibragens com o objetivo de garantir o bom funcionamento de equipamentos essenciais.

Manutenção equipamento hospitalar: Entenda como funciona

Todos que trabalham em hospitais sabem a importância de manter os equipamentos em pleno funcionamento e desempenho, isso porque sabemos que qualquer falha, pode acarretar em situações muito graves com os pacientes. Portanto, os responsáveis de um hospital devem sempre investir na manutenção equipamento hospitalar, como forma de prevenir e evitar que incidentes aconteçam.

A manutenção dos equipamentos em hospitais vai muito além de apenas consertá-los, o objetivo em si engloba uma análise detalhada de todos os componentes, a fim de mantê-los sempre em bom estado de funcionamento. Portanto, é importante que esse serviço seja executado de tempos em tempos por empresas especializadas.

Independentemente se for hospitais, clínicas ou postos de atendimento, esses prestadores de serviço devem sempre criar, implementar e acompanhar um sistema que garanta uma gestão eficiente de todo o ambiente tecnológico do centro da saúde.

Como funciona a manutenção das máquinas hospitalares?

Para entender melhor, temos primeiramente que ter em nossas mentes que a manutenção funciona basicamente como qualquer outra, podendo ser divididas em: Manutenção preventiva e Corretiva, se tratando das linhas de equipamentos hospitalares.

Para ficar mais claro, iremos mostrar como cada uma delas atua. Confira abaixo:

  • Manutenção preventiva: Pode ser definida como aquela manutenção realizada periodicamente, a fim de garantir o melhor desempenho de todo equipamento e seus componentes. Quando bem executado, a manutenção evita falhas, riscos aos pacientes e impede que haja substituição de peças ou manutenção corretiva constante;
  • Manutenção corretiva: Serve para reparar danos já causados nos aparelhos, a fim de corrigir e restabelecer seu funcionamento. Assim como tecnologias de outros setores, é comum que os equipamentos hospitalares apresentem algumas falhas após grandes usos, exigindo assim a manutenção corretiva.

Entretanto, é sempre importante mencionar que todos devem procurar por empresas especializadas em manutenções, assim é possível evitar ainda mais transtornos e dores de cabeça.

Com que frequência realiza a manutenção dos equipamentos médicos?

Qualquer equipamento utilizado em grande frequência requer cuidados especiais e avaliações periódicas, e com os equipamentos hospitalares não é diferente. Porém, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação a frequência correta que deve executar as manutenções.

Podemos dizer que em geral, a equipe de engenharia nos hospitais ou uma equipe técnica terceirizada é quem determina essa periodicidade. Mas quem utiliza determinada máquina, pode também observar as informações disponibilizadas pelo fabricante do próprio equipamento para ter uma ideia dos cuidados necessários.

Também é importante considerar fatores como a frequência de uso, condições de operação e se o equipamento apresenta problemas recorrentes.

Quais as vantagens da manutenção nos equipamentos médicos?

Para quem necessita investir na manutenção de equipamentos médicos, é necessário também que conheça mais sobre as vantagens oferecidas por este serviço, que vai muito além do que muitos imaginam.

Veja abaixo:

  • Reduz os riscos de acidentes;
  • Garante segurança dos profissionais e pacientes;
  • Reduz os custos hospitalares;
  • Prolonga a vida útil dos equipamentos;
  • Reduz a necessidade de substituição dos componentes;
  • Entre outros.

Portanto, se você procura por um serviço de manutenção confiável e de alta qualidade, pode contar com a ajuda da melhor equipe, a ST Metrologia, uma companhia que supera as expectativas de seus clientes com serviços de qualidade, garantindo prazos, confiabilidade, honestidade e preço justo.

Procura por manutenção equipamento hospitalar?

Para contratar serviço de manutenção equipamento hospitalar, fale com um dos representantes das ST Metrologia. Ela tem mais de 5 anos de experiência no segmento e atende clientes de todo o Brasil. Além disso, a empresa adota práticas de educação ambiental em seus procedimentos, com foco na preservação do meio ambiente.

Não perca tempo e ligue para quem entende do assunto!